A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), duas operações simultâneas para desarticular facções criminosas que atuam em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em outros estados. Denominadas Operação Dankana e Operação Aurantis, as ações têm como alvos suspeitos envolvidos com tráfico de drogas, homicídios e outros crimes.
Coordenada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), a Operação Dankana foca na repressão ao tráfico de drogas e é uma continuidade da Operação Narke. Já a Operação Aurantis, conduzida pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), visa combater grupos criminosos na Linha Verde e regiões adjacentes.
As ofensivas envolvem ações coordenadas contra lideranças criminosas dentro e fora do sistema prisional. Aproximadamente 300 policiais civis estão mobilizados, distribuídos em 66 equipes operacionais, além de sete equipes para formalização dos procedimentos. As operações marcam um avanço na repressão ao crime organizado no estado.
